ESG

ESG na SPX

Nossa busca por excelência e performance estão intrinsecamente conectados com as tendências e perspectivas econômicas globais. Nesse contexto, são cada vez maiores as preocupações com aspectos ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) e a sua relação com as empresas e organizações.

Desde 2021, nomeamos a Diretora ESG e instituímos o Comitê de Sustentabilidade e Governança – ESG, que reporta diretamente ao Comitê Executivo, para deliberar sobre assuntos relacionados às práticas, diretrizes e governança de ESG da SPX, incluindo metodologias a serem incorporadas no processo de investimento dos Fundos e na administração da SPX a nível corporativo. O Comitê ESG é responsável pelas diretrizes gerais da agenda ESG e é composto pela Diretora ESG e por sócios e representantes de áreas diversas.

Esse é um processo em constante evolução, no qual implementamos um processo de melhoria contínua das nossas práticas corporativas. Desenvolvemos políticas, ferramentas, estruturação de equipes e desenvolvimento de processos para Integrar ESG sob duas óticas que se complementam: Práticas de Integração ESG nos Investimentos e Práticas Internas.

Evolução ESG

Fundação SPX

2010

2015 Imagem

Parceria com Instituto Phi

2015

Criação do Comitê de Filantropia

Contratação de Consultoria ESG

2020

Comitê de Sustentabilidade

2021

 Imagem

Parceria com Instituto Órizon

 Imagem

Projeto "Contrate um Jovem"

Política de Integração ESG - Ações e Crédito

Alteração da Política de Voto

2022 Imagem

SPX torna-se signatária PRI

2022

Formação Equipe ESG

 Imagem

Filantropia: Aderência à Agenda 2030

Diagnóstico ESG

 Imagem

1º Inventário de CO2 de 2021

 Imagem

Parceria com Instituto Ambikira

Política de Integração ESG: Real Estate e Private Equity

2023

Integração ESG nos Investimentos

Em 2021, desenvolvemos nosso framework proprietário para Public Equities e Crédito e publicamos a nossa Política de Integração ESG, com base na materialidade setorial do Sustainability Accounting Standards Board (SASB) para gestores de recursos, aplicada a todas as estratégias no Brasil.

A partir do desenvolvimento da nossa estratégia em Private Equity e Real Estate, em 2023 ampliamos nossas ferramentas e políticas, expandindo nossas práticas de integração ESG para estas classes de ativos.

Consideramos a materialidade de 14 temas ESG prioritários para a incorporarmos ao nosso modelo de rating, conforme ilustrado abaixo. O peso de cada nota está sujeito à variação em função do ramo de atividade e da classe do ativo avaliado. Para isso, levamos em consideração as práticas, políticas, metas, resultados da empresa ou ativo em questão e a existência de controvérsias.

Signatário PRI

A SPX é signatária dos Princípios do Investimento Responsável – PRI desde janeiro de 2022.

Trata-se de uma organização global estabelecida pelas Nações Unidas (ONU) para orientar os investidores no sentido de incorporar considerações ambientais, sociais e de governança (ESG) em suas decisões de investimento, incentivando os investidores a considerar não apenas os aspectos financeiros, mas também os impactos sociais e ambientais de seus investimentos.

Ao adotar esses princípios, os investidores podem contribuir para a construção de uma economia mais sustentável e responsável, levando em consideração as necessidades e preocupações das gerações atuais e futuras.

2023 é o nosso primeiro ano de reporte, referente às práticas implementadas em 2022, nosso ano de adesão ao PRI.

Iniciativas de Impacto

O Instituto Phi é uma organização brasileira sem fins lucrativos que trabalha para fomentar a cultura de doação no país. Fundada em 2014, a instituição tem como objetivo incentivar a doação de recursos para causas sociais e ambientais por meio de uma abordagem que busca conectar doadores e projetos sociais que necessitam de apoio financeiro. A SPX é parceira do Instituto PHI desde 2014.

Parceiro da SPX desde 2021, o Instituto Órizon é o veículo de filantropia da indústria de Private Equity brasileira, que tem por objetivo fortalecer a estrutura de gestão de OSCs que oferecem serviços de educação a famílias de baixa renda no Brasil.

Parceiro da SPX desde 2022, o Instituto Ambikira é uma organização sem fins lucrativos, criada por instituições do mercado financeiro, e realiza investimentos sociais — sobretudo em educação e assistência social. Fundado em 2003, o Instituto seleciona e apoia projetos sociais de alto impacto que beneficiam crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social. Em 20 anos, investiu mais de R$ 90 milhões, impactando mais de 700 mil vidas e 200 organizações sociais.

PROJETOS

CONHEÇA OS PROJETOS SOCIAIS APOIADOS PELA SPX CAPITAL

Ver informações

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL APOIADOS PELA SPX

+

Projetos

+ Mil

Pessoas

INVENTÁRIO DE CARBONO

Em 2022, realizamos nosso primeiro Inventário de Carbono e neutralizamos 100% das emissões através de projetos de reflorestamento. Com isso, é possível minimizar os impactos negativos do CO2 na atmosfera e contribuir para um futuro mais sustentável e saudável para todos.

Pegada de carbono é uma medida da quantidade de gases de efeito estufa (GEE), principalmente CO2, que são emitidos por uma pessoa, organização, produto ou evento em particular. A pegada de carbono é calculada levando-se em consideração todas as fontes de emissão de GEE , incluindo transporte, eletricidade, aquecimento, resíduos e diversos outros fatores.

A SPX mede e compensa 100% da pegada de carbono desde 2022 referentes aos escopos 1, 2 e 3. Essa ação é essencial para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.